O cenário brasileiro hoje é composto por negócios, em sua maioria, de natureza familiar. A grande preocupação dos fundadores do negócio é a sua longevidade de maneira intacta, mesmo quando há a transmissão para os herdeiros.
Há estudos que comprovam que as empresas familiares são mais propícias a ter persistência no mercado, mesmo em meio de crises econômicas, se reinventando para que seja garantida a subsistência do grupo familiar.
Ter uma consultoria prévia a respeito do planejamento da sucessão empresarial é uma das medidas a se evitar que o negócio se dissolva com acontecimentos inevitáveis no ramo familiar, como divórcios e falecimento, por exemplo.
É imprescindível que haja um planejamento da sucessão a fim de se preservar o negócio a longo tempo. Isso porque, numa eventualidade o negócio não correrá o risco de ser afetado o patrimônio.
Existem ferramentas que visam a garantia da inviolabilidade do negócio, como as cláusulas de incomunicabilidade e holdings.
Para isso, é preciso haver um assessoramento de advogado especialista na área para que sejam evitados dilapidação do patrimônio do negócio. A cláusula de incomunicabilidade é uma ferramenta utilizada quando estamos frente a um casamento cujo regime seja o universal de bens. É uma maneira de ser prevenir que a empresa passe para as mãos de uma pessoa que não tenha o mesmo afinco que o criador.
Outra forma, é a figura das holdings, que são em apertada síntese empresas criadas para gerenciar as cotas de sucessão que são destinadas aos herdeiros dos proprietários de uma companhia. Este tem sido o principal elemento de planejamento sucessório empresarial.
Isso porque, as holdings facilitam a forma de gerir o seu negócio, contam com benefícios fiscais e permitem a deliberação de normas próprias para administração, garantem uma melhor maneira de realizar a sucessão do negócio.
Dessa maneira, realizar um planejamento de sucessão empresarial não é nada fácil, no entanto, quando conduzido por advogado especialista em direito empresarial é garantido que não haja surpresas desagradáveis e a manutenção do patrimônio familiar para seus herdeiros com maior longevidade.
Portanto, a fim de obter crescimento empresarial sem perdas financeiras em razão de situações corriqueiras no ambiente familiar, como já citado, a maneira de se manter o negócio saudável é a realização de um plano de sucessão empresarial com profissionais capacitados.